O ator, cantor e compositor Kris Kristofferson (foto) faleceu pacificamente em 28/09/2024 cercado de sua família em sua casa em Maui (Hawaii). A causa da morte não foi revelada. Ele tinha 88 anos de idade.


Nascido em junho de 1936 no Texas (EUA), ficou conhecido em sua carreira musical por conta da coautoria da canção "Me and Bobby McGee", que virou um hit POP póstumo na voz de Janis Joplin (1943-1970) em 1971. Mas teve composições gravadas por diversos artistas como Ray Price, Johnny Cash, Sammi Smith, dentre outros - além, claro, dele próprio.

Ainda em 1971, estreou no cinema com "O Último Filme", dividindo a carreira musical e de ator com o passar dos anos em obras de sucesso como "Pat Garrett e Billy The Kid" (1973), "Alice Não Mora Mais Aqui" (1974), "Nasce Uma Estrela" (1976) - ao lado de Barbra Streisand, talvez a versão mais conhecida desse filme -, "Songwriter" (1984) - pelo qual concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original (e ainda contracenou com o amigo cantor e compositor Willie Nelson) e até mesmo "Blade - O Caçador de Vampiros" (1998) - ainda voltaria nos dois outros filmes da franquia Marvel -, dentre outros.

Seu último papel foi uma breve participação especial no filme "Blaze" (inédito no Brasil) em 2018, uma cinebiografia do cantor e compositor Blaze Foley, lenda local das composições não cantadas do movimento Texas Outlaw Music.

Kris Kristofferson deixa esposa, oito filhos e sete netos. Descanse em paz.


Fonte: Variety (via site oficial)