Conforme adiantamos recentemente, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais optou pela aposta mais segura (e óbvia), indicando por unanimidade pelo filme "Ainda Estou Aqui" - que estreia em 07/11/2024 nos cinemas brasileiros - para representar o Brasil na disputa por uma vaga na pré-lista de indicados ao cobiçado Oscar de Melhor Filme Internacional.


Isso quer dizer que o filme já estará dentre os finalistas para concorrer ao prêmio? Não, mas o habilita a ser candidato, se cumprir algumas normas (como ser exibido em seu próprio país - E nos Estados Unidos - até a data limite estipulada pela organização do Oscar, dentre outros critérios). Vale lembrar que "Ainda Estou Aqui" ganhou recentemente o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado no disputado Festival de Veneza e já tem distribuição garantida nos Estados Unidos (via Sony Pictures), que cuidará de todos os trâmites para que haja o máximo de exposição em solo norte-americano.

"Ainda Estou Aqui" concorreu com os filmes  “Cidade Campo”(de Juliana Rojas), “Levante” (de Lillah Halla), “Motel Destino” (de Karim Aïnouz), “Saudade Fez Morada Aqui Dentro” (de Haroldo Borges) e “Sem Coração” (de Nara Normande e Tião). E também foi exibido nos prestigiados festivais de Toronto e San Sebastián, além de selecionado para o Festival de Nova York.

Dirigido por Walter Salles - com roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega -, o filme é estrelado por nomes como Fernanda Torres, Selton Mello, Maeve Jinkings, Marjorie Estiano, Humberto Carrão, Dan Stulbach, Valentina Herszage, Guilherme Silveira e Cora Ramalho - com participação especial de Fernanda Montenegro -, dentre outros. 

Na trama - livremente baseada numa história real e no livro escrito por Marcelo Rubens Paiva -, uma mãe é forçada a se tornar ativista quando seu marido é capturado pelo regime militar no Brasil, em 1964.

Uma coprodução entre Brasil e França, o filme é uma produção original Globoplay, com produção VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, além de coprodução com ARTE France e Conspiração. O filme foi recentemente ovacionado em sua estreia no prestigiado Festival de Veneza e tem grandes chances de representar o Brasil em festivais internacionais.


Fonte: Academia Brasileira de Cinema (via site oficial)

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!