O roteirista e produtor Roberto Orci (foto) faleceu em 27/02/2025 em sua casa em Los Angeles (EUA) por falência dos rins. Ele tinha 51 anos de idade.


Nascido Roberto Gaston Orci em julho de 1973 na Cidade do México, estudou em Los Angeles, onde encontrou seu parceiro de roteiros Alex Kurtzman. Iniciou a carreira de roteirista na cultuada série "Hércules" (estrelada por Kevin Sorbo), emendando os trabalhos em "Xena - A Princesa Guerreira" (spin-off de "Hércules"), "Alias" e outros projetos menores para TV.

No cinema, estreou com roteiro (ou história) para filmes como "A Ilha" e "A Lenda do Zorro", além de "Missão: Impossível 3". Mas o sucesso e reconhecimento veio mesmo com o primeiro exemplar da franquia "Transformers" em 2007 e, dois anos depois, no reboot cinematográfico de "Star Trek". 

Na TV, foi cocriador e produtor executivo de séries cultuadas como "Fringe", "A Lenda de Sleepy Hollow" e o reboot de "Hawaii Five-0". Seu último projeto era um roteiro do vindouro filme "Lotería", coescrito por J.R. Orci (seu sobrinho) e Adele Heather Taylor (sua ex-esposa), além de estrelado pelo comediante Eugenio Derbez.

Na vida pessoal, as coisas não iam bem, uma vez que foi processado em 2024 por agressão e abuso sexual de sua esposa, a também atriz Adele Heather Taylor. No processo, Taylor alegou que Orci era um alcóolatra bipolar que agia com violência contra ela, com diversos abusos e, durante a batalha dele contra o alcoolismo, ainda a manipulava por ganho financeiro. 

Sallie Hofmeister - representante de Orci - disse à época dos eventos que a reclamação de Taylor era "uma tentativa de retaliar seu [então] marido com alegações forjadas depois que ele obteve uma ordem de restrição contra ela, pediu o divórcio e a processou em junho por agressão e abuso financeiro quando ele estava vulnerável e tentava obter tratamento para alcoolismo".

Orci deixa os pais, a madrasta e três sobrinhos.


Fonte: Variety (via site oficial)