No cinema, estreou com roteiro (ou história) para filmes como "A Ilha" e "A Lenda do Zorro", além de "Missão: Impossível 3". Mas o sucesso e reconhecimento veio mesmo com o primeiro exemplar da franquia "Transformers" em 2007 e, dois anos depois, no reboot cinematográfico de "Star Trek".
Na TV, foi cocriador e produtor executivo de séries cultuadas como "Fringe", "A Lenda de Sleepy Hollow" e o reboot de "Hawaii Five-0". Seu último projeto era um roteiro do vindouro filme "Lotería", coescrito por J.R. Orci (seu sobrinho) e Adele Heather Taylor (sua ex-esposa), além de estrelado pelo comediante Eugenio Derbez.
Na vida pessoal, as coisas não iam bem, uma vez que foi processado em 2024 por agressão e abuso sexual de sua esposa, a também atriz Adele Heather Taylor. No processo, Taylor alegou que Orci era um alcóolatra bipolar que agia com violência contra ela, com diversos abusos e, durante a batalha dele contra o alcoolismo, ainda a manipulava por ganho financeiro.
Sallie Hofmeister - representante de Orci - disse à época dos eventos que a reclamação de Taylor era "uma tentativa de retaliar seu [então] marido com alegações forjadas depois que ele obteve uma ordem de restrição contra ela, pediu o divórcio e a processou em junho por agressão e abuso financeiro quando ele estava vulnerável e tentava obter tratamento para alcoolismo".
Orci deixa os pais, a madrasta e três sobrinhos.
Fonte: Variety (via site oficial)