O renomado diretor David Cronenberg saiu em defesa do filme "O Brutalista", indicado ao Oscar de Melhor Filme, após a produção ser alvo de críticas pelo uso de inteligência artificial na edição de diálogos. Em declarações durante o London Soundtrack Festival, onde conversou com seu colaborador de longa data, Howard Shore, Cronenberg classificou a polêmica como uma "campanha contra" o filme dirigido por Brady Corbet.
- Leia nossa crítica de "O Brutalista", neste link
Cronenberg argumenta que o uso de IA é uma prática comum na indústria cinematográfica, e citou seu próprio filme "M. Butterfly" (1993) como exemplo de manipulação de vozes de atores. "Quando John Lone interpretava "a cantora", aumentei o tom de sua voz, e quando foi revelado que ele era homem, diminuí para sua voz natural", explicou o diretor. "Isso é apenas parte da produção de filmes."
O editor de "O Brutalista", Dávid Jancsó, revelou que a equipe utilizou ferramentas de IA da empresa ucraniana Respeecher para aprimorar o diálogo em húngaro dos atores Adrien Brody e Felicity Jones. Segundo Jancsó, a complexidade do idioma húngaro justificou o uso da tecnologia para refinar a pronúncia. "É controverso na indústria falar sobre IA, mas não deveria ser", afirmou Jancsó ao Red Shark News. "Deveríamos estar tendo uma discussão muito aberta sobre quais ferramentas a IA pode nos fornecer."
Em resposta às críticas, Brady Corbet esclareceu que a IA foi usada apenas na edição do diálogo em húngaro, e não para alterar as performances dos atores. Ele ressaltou que Brody e Jones trabalharam extensivamente com a preparadora de dialeto Tanera Marshall para aperfeiçoar seus sotaques. "As performances de Adrien e Felicity são completamente próprias", declarou Corbet. "A tecnologia Respeecher foi usada apenas para refinar certas vogais e letras para precisão, com o máximo respeito pelo ofício dos atores."
E você? O que acha do uso de IA em filmes? Nos conte em nossas redes sociais.
Fonte: Deadline
Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!