Subscribe Us

OBITUÁRIO | Morre o cartunista Jaguar, aos 93 anos

O cartunista Jaguar (foto) faleceu em 24/08/2025. Ele estava internado no hospital Copa D'or (RJ) para tratar um quadro de infecção respiratória, que acabou evoluindo com complicações renais. A informação foi confirmada por familiares do cartunista - que não informaram sobre data de velório e enterro. Ele tinha 93 anos de idade.


Nascido Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe em fevereiro de 1932, o cartunista Jaguar só iniciou a carreira no desenho na hoje extinta revista Manchete em 1952, com apenas vinte anos de idade - trabalhando também em veículos periódicos da imprensa brasileira como Senhor, Civilização Brasileira, Pif-Paf e Tribuna da Imprensa.

Mais tarde, foi um dos criadores e fundadores do satírico jornal O Pasquim em 1969, durante o complicado período de ditadura militar no Brasil, usando o bom humor a serviço da crítica ao regime totalitário que assolou o país - trabalhando ao lado de nomes ímpares do humor nacional do quilate de Henfil (1944-1988), Millôr Fernandes (1923-2012) e Ziraldo (1932-2024), dentre outros.

Na TV Globo, ficou marcado por conta de diversos "cartuns animados" que antecipavam os intervalos comerciais dos filmes e séries da emissora - uma anedota curta, de menos de dez segundos de duração. Lançou alguns livros como "Átila, você é Bárbaro" e "Ipanema, se não me falha a memória". 

Descanse em paz.


Fonte: G1 (via site oficial)

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!