Dirigido e roteirizado por Cláudia Jouvin, o filme “Um Homem Só” vai ser exibido para a curadora do prestigiado Festival de Sundance, Shari Frilot.
Com um elenco que conta com veteranos como Mariana Ximenes, Vladimir Brichta, Ingrid Guimarães, Otávio Muller, Eliane Giardini, Natália Lage, o argentino Daniel Aráoz, Luiza Mariani, Milhem Cortaz e Sandro Rocha, o longa foi um dos 12 selecionados para o programa "Encontros com o Cinema Brasileiro", uma iniciativa da Ancine.
O primeiro longa de ficção da produtora Giros marca também a estreia da atriz Mariana Ximenes como produtora.
Numa coprodução da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes, o filme narra a história de Arnaldo (Vladimir Britcha), que, infeliz trabalho e em seu casamento com Aline (Ingrid Guimarães), procura uma clínica que promete copiar pessoas para livrar-se da vida miserável que leva. Com um clone ocupando seu lugar, ele levaria uma vida nova. Mas, ao desistir de fazer sua cópia, Arnaldo não tem outra opção senão tentar mudar o rumo de sua história. Ao se apaixonar por Josie (Mariana Ximenes), a atendente de um cemitério de animais, Arnaldo acredita que encontrou uma chance de finalmente ser feliz. Mas, ao descobrir que foi copiado contra sua vontade, a história toma um rumo inesperado.

Um Homem Só” é uma fábula urbana, que trata da complexidade dos relacionamentos, com boas doses de ironia e humor.

A diretora Cláudia Jouvin é graduada em cinema, já tendo atuado no roteiro e na direção do curta-metragem “Tudo o que você quer ser” (2001), premiado no Festival do Gongo (Festival do Rio 2001) e exibido em festivais como The New Festival (Nova York), Outfest (Los Angeles), entre outros. Seu curta mais conhecido é “Velha História” (2004), premiado no Anima Mundi, no Festival Internacional de Curtas de São Paulo e vencedor da categoria Melhor Fotografia de Filme Estudantil no ABC - Academia Brasileira de Cinematografia, além de outros prêmios em festivais nacionais.

É autora do roteiro do longa de ficção “O Gorila”, de José Eduardo Belmonte - uma adaptação do conto de Sérgio Sant’Anna - q estreou na Première Brasil do Festival do Rio 2012. Claudia Jouvin atuou ainda como assistente de diretores como Breno Silveira, Carolina Jabor, Lírio Ferreira e Mauro Mendonça Filho.

Roteirista há seis anos na Rede Globo, escreveu programas como “A Diarista”, o especial “Levando a vida”, é criadora do quadro “Leandra Borges” (exibido no Fantástico), e atualmente escreveu “A Grande Família”. Seus mais recentes trabalhos para o cinema foram o roteiro de “A Magia do Mundo Quebrado” junto com o diretor José Eduardo Belmonte (em produção) e “O Banheiro”, produzido pela O2 com direção de Fábio Mendonça (em produção).

Fonte: Downtown Filmes / Globo Filmes (via e-mail)