Bryan Mills está de volta.

"Busca Implacável", franquia que começou em 2008 e teve uma sequência em 2012, termina de modo épico em 2015, com gostinho de quero mais... Pelo menos é isso que o slogan do cartaz do filme, "Tudo Termina Aqui", deixa a entender.

O herói, interpretado por Liam Neeson, agora tem de lidar com uma conspiração "em família". Divorciado de sua mulher (Famke Janssen) e com problemas de relacionamento com a filha (Maggie Grace), que vem se afastando dele, Bryan vai levando a sua vida tranquilo, até o dia em que ele assiste seu mundo ruir após um trágico assassinato, cujo principal suspeito é ele mesmo. Isso é o máximo que posso falar sobre o enredo sem dar spoilers.

Dirigido pelo mesmo diretor de "Busca Implacável 2", Olivier Megaton, o terceiro filme da trilogia não decepciona nos principais quesitos de um filme de ação. As lutas são muito bem coreografadas, as perseguições são frenéticas e a violência é dosada na medida certa. O filme só peca no roteiro, de Luc Besson e Robert Mark Kamen, que não é intrincado o suficiente, de modo que nós sacamos quem é o responsável principal pelos eventos que culminaram na ação logo no início do filme.

Caso você não tenha assistido os dois primeiro longas, não se preocupe. "Busca Implacável 3" funciona sozinho. Porém, se já teve a oportunidade de acompanhar as primeiras "buscas" de Mills, vai curtir as homenagens que Megaton fez ao primeiro filme, que foi dirigido por Pierre Morel.

Liam Neeson é o meu ator de filmes de ação favorito no momento. Herdeiro direto de Charles Bronson, o ator (que tem outro filme do gênero em cartaz no momento, "Caçada Mortal") é especialista no assunto. Carismático e em plena forma, tanto que dispensou dublês e atuou em todas as cenas de luta do filme, Neeson nos entrega o personagem sem exageros ou fanfarronices. Apesar de ser sagaz ao extremo, Mills parece ser real, crível e isso é mérito do ator.


As novidades no elenco são o ganhador do Oscar Forest Whitaker, como o policial Franck Dotzler e Dougray Scott, como o atual marido de Lenore, Stuart St John, substituindo Xander Berkeley, que não pode reprisar o papel.

Se este será mesmo o último filme da série, não sabemos responder. O fato é que o filme já se pagou, que Liam declarou que estaria disponível para uma quarta aventura de Bryan Mills e que "Busca Implacável 3" deixa um gancho interessante para um novo longa. Se vai rolar, só o tempo (ou Hollywood) dirá.


Marlo George assistiu, escreveu e lhe deseja "Boa Sorte!".