![]() |
'Boi Neon', '3%' e 'Aquarius' seguem na disputa (Divulgação) |
142 produções, dentre as 847 obras participantes, passaram na primeira pré-seleção, realizada por instituições cinematográficas dos 23 países na América Latina. Nesta segunda fase, o número foi reduzido para 104 títulos que concorrerão às indicações finais.
A representação brasileira é constituída de 11 produções classificadas em diferentes categorias. Continuam na disputa ao PLATINO de Melhor Atriz, Gloria Pires - por 'Nise - O Coração da Loucura' - e Sonia Braga - por 'Aquarius'. Os indicados ao PLATINO de Melhor Ator são: Fernando Alves Pinto - por 'Para Minha Amada Morta' - e Juliano Cazarré - por 'Boi Neon'.
'Mate-me por favor' - de Anita Rocha da Silveira - permanece como candidato a finalista do PLATINO de Melhor Primeira Obra de Ficção Ibero-americana. Na mesma posição estão 'Cinema Novo' - de Eryk Rocha -, 'Curumim' - de Marcos Prado - e 'Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil' - de Belisário Franca - na categoria de Melhor Documentário. 'Bruxerias' - de Virginia Curiá - para o PLATINO de Melhor Filme de Animação. Na nova categoria dedicada à Melhor Minissérie ou Telessérie Cinematográfica Ibero-americana, o Brasil é representado pela série '3%'.
Com apenas quatro anos de vida, os Prêmios PLATINO do Cinema Ibero-americano tornaram-se o maior evento de divulgação de cinema em Espanhol e Português. Em 2016, os prêmios geraram cerca de 120.000 notícias em jornal, televisão e mídia online.
As cerimônias de entrega dos Prêmios PLATINO contaram com a presença de grandes estrelas Ibero-Americanas como Antonio Banderas, Sonia Braga, Eugenio Derbez, Leandra Leal, Ricardo Darín, Angie Cepeda, Guillermo Francella, Dolores Fonzi, Antonio de la Torre, Paulina García, Javier Cámara, Adriana Barraza e Joaquim de Almeida. A última cerimônia foi transmitida por 17 canais de TV para os cinco continentes, fazendo com que os Prêmios PLATINO fossem Trending Topic Mundial.
Os Prêmios PLATINO de Cinema Ibero-americano patrocinados pela EGEDA (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais), com FIPCA (Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), e com o apoio das Escolas e Institutos de cinema Ibero-americanos, Latin Artis e a Fundação AISGE, trabalham desde sua primeira edição em 2014 para que essas vitórias nos festivais mais prestigiados se traduzam também em excelentes resultados de bilheterias e que o nosso cinema tenha a distribuição que merece.
Fonte: Prêmios PLATINO de Cinema Ibero- Americano (via press-release)