Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood decide punir Will Smith por agredir Chris Rock durante a cerimônia de entrega do Oscar deste ano


Sim, a agressão injustificável de Will Smith contra o comediante Chris Rock será punida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Como você já deve saber, Will Smith deu um tapa na cara de Chris Rock, após o comediante fazer uma piada na qual cita o filme Até o Limite da Honra, de 1997. Tratava-se de uma brincadeira com o fato de Jada Pinkett Smith estar com a cabeça raspada, assim como a personagem do filme. Will, que a princípio parecia ter se divertido com a anedota, de repente sobe ao palco sagrado da maior festa do cinema e age com violência contra o comediante. Não satisfeito, ainda dispara verbalmente contra o mesmo, usando inclusive palavras de baixo calão. Nada poderia ser mais embaraçoso.

A agressão do ator e rapper estragou a festa e foi destaque (negativo) no mundo inteiro. Para maiores detalhes (e conferir os vencedores do Oscar 2022) acesse este link.

Inicialmente, Smith não se manifestou sobre o assunto e chegou a ser clicado, na mesma noite da agressão, dançando e comemorando o prêmio de Melhor Ator, por King Richard: Criando Campeãs, conquistado instantes depois do ocorrido. O filho do ator, Jaden Smith, publicou em suas redes sociais que o ato do pai era justificável e que este era "o modo" como a família resolvia seus problemas. Porém, quando a ficha caiu, e a repercussão do tapa tomou a internet, Will Smith revelou que estava arrependido e que resolveu entregar o cargo de membro que ocupava na Academia, que prontamente aceitou a renúncia do ator.

Agora, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela premiação do Oscar, decidiu punir Will Smith pelo ocorrido. O ator irá ficar impedido, por 10 anos, de comparecer às vindouras cerimônias do Oscar, seja pessoal ou virtualmente, por seu comportamento considerado "inaceitável e violento", conforme decisão de David Rubin e Dawn Hudson, o Presidente e o CEO da Academia, respectivamente.

Smith manterá todos os seus privilégios como membro da Academia, mantendo o prêmio que recebeu na última edição do Oscar e poderá, no futuro, ser indicado e premiado em qualquer categoria na qual seja elegível. E, com isso, já fica cancelada sua participação na cerimônia de premiação em 2023, quando entregaria a estatueta de Melhor Atriz como é de costume ao ganhador do Oscar de Melhor Ator no ano anterior...

A sentença foi dada pelo Conselho Diretor da Academia, que é composto por 54 membros de diversas áreas da indústria, da qual fazem parte Steven Spielberg, Ava DuVernay, Laura Dern, Whoopi Goldberg, dentre outros, em 08/04/2022, às nove da manhã, no horário do Pacífico, em reunião virtual.

“Esperamos que isto [a decisão] inicie um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados”, disseram os membros em sua carta de sentença.

Em comunicado oficial, Will Smith disse que aceita e respeita a decisão da Academia, assim que a decisão foi publicada.

“Minhas atitudes na 94ª cerimônia do Oscar foram chocantes, dolorosas e indesculpáveis. A lista dos que eu magoei é longa e inclui o Chris, sua família e muitos dos meus queridos e amados amigos, além daqueles que estavam na cerimônia e que assistiam em seus lares. Eu traí a confiança da Academia. Eu privei outros indicados e vencedores da oportunidade de celebrar e serem celebrados por seu extraordinário trabalho. Estou com o coração partido. Gostaria de mudar o foco para aqueles que realmente merecem atenção por suas realizações e permitir que a Academia continue seu trabalho de dar suporte à criatividade e atividades artísticas dentro do ramo do cinema.”, disse o ator.

A violência jamais será um remédio para qualquer situação. Citando o autor de Eu, Robô (livro que virou filme estrelado por Will Smith, em 2003), Isaac Asimov"A violência é o último refúgio dos incompetentes". Nosso editor de cinema Kal J. Moon escreveu um excelente artigo sobre as possíveis motivações por trás da atitude violenta de Will Smith. Vale a leitura e reflexão, especialmente no que diz respeito ao assunto em tela.

Espero que a Academia e os atores envolvidos na treta superem o episódio e que a próxima festa do Oscar seja menos polêmica. Desnecessariamente polêmica.

Fonte: Deadline (via site oficial)

Neste link, deixamos uma sugestão de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!