O desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos George Pérez (foto) faleceu em 06/05/2022, em decorrência de complicações de um câncer pancreático, do qual foi desenganado no final de 2021 . Ele tinha 67 anos e sua passagem deu-se pacificamente em casa, sem dor, na presença da esposa - que comunicou a notícia por meio das redes sociais - e parentes.


Pérez nasceu no bairro South Bronx (Nova York, EUA) em junho de 1954. Conseguiu seu primeiro trabalho na Marvel em 1974 numa história curta na edição 25 da revista Astonishing Tales.

Apesar de ser mais conhecido por sua celebrada fase desenhando "Os Novos Titãs" para a DC Comics - ele cocriou personagens como Cyborg, Ravena e Estelar, além de ter criado o primeiro uniforme de Dick Grayson em suas aventuras solo como o herói Asa Noturna -, também trabalhou na Marvel Comics em outra fase cultuada dos "Vingadores". Além disso, desenhou a maxissérie "Crise nas Infinitas Terras", cuja capa artefinalizada por Alex Ross detém o recorde de maior número de personagens numa capa de história em quadrinhos de todos os tempos. Também passou por uma elogiada fase da Mulher-Maravilha, inclusive como roteirista, onde fincou elementos em sua origem divina que é considerada até hoje como canônica. Como se não bastasse, Pérez também foi o desenhista do maior crossover dos gibis de super-heróis da História dos quadrinhos: "Liga da Justiça e Vingadores".

Recentemente, como se estivesse previsto, tanto Marvel Comics quanto DC Comics anunciaram que haverá uma homenagem a Pérez nas revistas das editoras (na Marvel, será uma página de Vingadores onde os super-heróis levantam um brinde ao desenhista dizendo "Uma vez Vingador, sempre Vingador", enquanto que na DC será um poster com muitos personagens cocriados por Pérez no traço de grandes desenhistas da editora).

Descanse em paz.

Fonte: CBR (via site oficial)