Dentre as novidades das regras revisadas, uma nova categoria intitulada "Melhor Escalação de Elenco" - que premiará os profissionais responsáveis por escalar cada ator ou atriz para um filme - e um guia esclarecendo o uso de inteligência artificial na produção de um filme - que vale para todo tipo de obra, incluindo filmes internacionais - afim de ajudar que os membros votantes consigam avaliar até onde a colaboração humana foi utilizada com o auxílio da ferramenta (assunto que foi tema de debate na edição 2025, com os filmes "Emilia Pérez" e "O Brutalista" na berlinda) .
E a partir da edição 2026, todos os membros votantes serão obrigados a assistir todos os filmes indicados numa categoria para poderem votar na rodada final - anteriormente, isso não era algo obrigatório até o momento. Além disso, todos os indicados designados em cada categoria agora aparecerão na votação final - uma atualização em relação aos anos anteriores, quando apenas o título do filme aparecia.
A categoria "Melhor Fotografia" também entrará no processo de pré-lista - assim como já acontece nas categorias "Melhor Filme" e "Melhor Filme Internacional" e todas as categorias técnicas -, em que o comitê escolherá no mínimo dez e no máximo vinte filmes para chegar ao número final de indicados.
Para a categoria "Melhor Filme", a principal mudança é que a obra deverá ser submetida primeiro ao comitê do Producers Guild of America, baseados na agenda de lançamento. Filmes lançados originalmente entre 01/01/2025 a 30/06/2025, deverão ser submetidos até 10/09/2025. Já os filmes lançados entre 01/07/2025 a 31/12/2025, deverão ser submetidos até a data limite de 13/11/2025 - justamente para evitar a confusão que ocorreu na edição 2024.
Dentre outras regras, se destacam a da categoria "Melhor Curta-Metragem de Animação", que será aberta a todos os membros votantes que, obrigatoriamente, assistirem todos os quinze indicados na pré-lista; a categoria "Melhor Filme Internacional" ampliará seu escopo para abranger cineastas refugiados ou em asilo político; as categorias musicais terão de ser submetidas mais cedo: até 15/10/2025 para a categoria "Melhor Canção Original" e 03/11/2025 para "Melhor Trilha Sonora".
Os produtores executivos Raj Kapoor e Katy Mullan continuam na produção do evento. A 98ª edição do Oscar será novamente transmitida ao vivo pela ABC, direto do Dolby Theatre em Ovation Hollywood.
Fonte: Variety (via site oficial)
Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através destes links, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!