Após encerrar sua campanha nos cinemas - e ser completamente esnobado na seleção de filmes do Oscar 2022 - “A Crônica Francesa” (Searchlight Pictures) acaba de estrear com exclusividade na plataforma paga de streaming Star+. O 10º filme do cultuado cineasta Wes Anderson é ambientado na redação de uma revista americana com sede em uma cidade fictícia francesa do século XX, e apresenta uma coleção de histórias publicadas no veículo. A produção é uma carta de amor à ao jornalismo, mais especificamente aos veículos impressos, e conta com a revista The New Yorker como uma das inspirações do diretor para o longa-metragem.

A história se passa após o falecimento do adorado editor da revista Arthur Howitzer, Jr. que leva a equipe de A Crônica Francesa a escrever seu obituário. As lembranças de Howitzer são contadas no filme em quatro histórias: o “Cycling Reporter”, um diário de viagem pelas áreas mais miseráveis da própria cidade; “Uma Obra-Prima Concreta” sobre um artista que é um criminoso louco, sua guarda na prisão que também é sua musa, e seus vorazes negociantes de arte. Já “Revisões para um Manifesto” é uma crônica do amor e da morte nas barricadas no auge dos tumultos estudantis e “A Sala de Jantar Privada do Policial” é uma história de suspense sobre drogas, sequestro e alta gastronomia.  

Dirigido e roteirizado por Anderson - que também atua como produtor ao lado de Steven Rales e Jeremy Dawson -, “A Crônica Francesa” conta alguns contumazes atores dos filmes do diretor como Benicio del Toro, Adrien Brody, Tilda Swinton (foto), Bill Murray e Owen Wilson. O elenco é composto também por nomes como Léa Seydoux, Frances McDormand, Timothée Chalamet, Jeffrey Wright, Mathieu Amalric, Stephen Park, entre outros.

Fonte: Star+ (via press-release)


Neste link, deixamos uma sugestão de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!