Desde que o ex-editor da Marvel Comics Jim Shooter mandou um "papo estranho" durante uma participação num evento sobre uma possível adaptação da maxissérie em quadrinhos "Guerras Secretas" no cinema por parte da Marvel Studios, os rumores sobre a tal versão em filme começaram a pulular, tanto da parte dos fãs como de profissionais - a exemplo de Daniel Espinosa, diretor de "Morbius", que declarou algo sobre o clássico gibi de 1984, pouquíssimo tempo depois do que Shooter comentou.


Agora que já houve o anúncio oficial de que um dos próximos filmes dos Vingadores será intitulado com o mesmo nome da maxissérie em quadrinhos, ainda que não haja qualquer detalhe sobre enredo, elenco ou sequer quem será o diretor. Será que o personagem Beyonder (acima), vilão original da maxissérie, já apareceu no Universo Cinematográfico Marvel e ninguém percebeu? Que bom que perguntou...

Para contextualizar quem nunca leu o gibi: a maxissérie "Guerras Secretas" foi publicada pela Marvel Comics, com texto do roteirista e editor-chefe Jim Shooter, como veículo de promoção de uma linha de action-figures dos heróis Marvel da Mattel. Conta a história de um torneio promovido por um vilão excêntrico chamado Beyonder. O torneio consiste em batalhas entre os maiores heróis e vilões do universo Marvel. O prêmio do grupo vencedor: A realização de todos os seus desejos. Agora, vamos ao cerne da teoria...

No filme "Homem-Aranha - Sem Volta Para Casa" (2021), a partir de 24 minutos de exibição, Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) perde o controle de seu feitiço para que as pessoas não se lembrem que Peter Parker (Tom Holland) é o Homem-Aranha. Ao contemplar o espaço ao redor, há um rápido frame mostrando o rompimento do tecido do espaço-tempo e o que parece ser uma silhueta do que parece ser um humanoide feito de energia pura aparece. Confira:


Buscando em imagens da maxissérie original em quadrinhos - assim como sua segunda versão -, a silhueta lembra bastante a do vilão Beyonder. Confira no replay que a gente deixa:


Cena semelhante ocorre perto do fim do filme, quando o próprio Doutor Estranho diz que "eles" estão vindo "de todos os lugares" atrás de Peter Parker e precisa concluir o feitiço de apagamento de mentes para que todo mundo esqueça que Parker é o Amigão da Vizinhança - e nessa cena pode-se ver diversas silhuetas ameaçadoras aparecendo no tecido do espaço-tempo.

Mas aí fica a pergunta: por que diabos a Marvel Studios colocaria esse tipo de pista num filme que na verdade é produzido pela Sony Pictures (que detém os direitos sobre qualquer personagem relacionado ao Homem-Aranha) e não num filme próprio, como "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"?

A resposta ainda parece estar nos quadrinhos originais. Ainda em "Homem-Aranha - Sem Volta Para Casa", durante a primeira cena pós-créditos, Eddie Brock (Tom Hardy) - que carrega em si o simbionte conhecido como Venom - está no México tentando se inteirar daquele universo - que não é o seu de origem - onde existem diversos seres super-poderosos mas é levado de volta à sua origem assim que, entende-se, Doutor Estranho termina de conjurar seu feitiço. Porém, um "pedaço" de Venom é deixado para trás. Lembrando que Venom surgiu exatamente na maxissérie em quadrinhos "Guerras Secretas" como um traje que é reestruturado pelo Senhor Fantástico para que o Homem-Aranha pudesse usar durante a batalha naquele planeta desconhecido... 


Como já sabemos, as fases 4, 5 e 6 do MCU são chamadas de "Saga Multiverso" e, tanto em "Venom - Tempo de Carnificina" (na cena pós-créditos),"Homem-Aranha - Sem Volta Para Casa" e "Morbius" (também na cena pós-créditos), já são considerados que os personagens estão em universos diferentes e que planejam, de alguma forma, se reunir para o futuro projeto do "Sexteto Sinistro". Talvez os experimentos possam desencadear elementos que acabarão dando surgimento ao filme "Vingadores - Guerras Secretas" e proporcionando o encontro de personagens tanto sob o comando da Sony Pictures quanto da Marvel Studios.

Mas lembrando: nada do que foi dito nesta matéria foi anunciado ou confirmado oficialmente pois é apenas uma teoria. Mas que dá o que pensar, ah, isso dá... Vamos aguardar o que o futuro reserva.


Kal J. Moon espera estar vivo para ver tudo isso acontecer - mesmo que seja apenas reclamar que tudo foi adaptado errado...

Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através destes links, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!