A matéria foi atualizada em março de 2024, após declarações de Patty Jenkins sobre seu retorno ao script de Rogue Squadron

Recentemente foi anunciado "The Mandalorian & Grogu", novo filme da Saga Star Wars que será dirigido por Jon Favreau - também responsável pela série "The Mandalorian", estrelada por Pedro Pascal.


Outras produções, anunciadas na Star Wars Celebration do ano passado, e que serão dirigidas por Sharmeen Obaid-Chinoy, James Mangold e o próprio Filoni, foram citadas no anuncio do novo projeto de Favreau. Mas sentimos falta de novidades sobre algumas produções, outrora anunciadas, cujo destino ainda não sabemos ao certo. Desde que a Disney, sob o comando de Bob Iger, adquiriu a Lucasfilm em 2012 por US$ 4,05 bilhões, diversos projetos cinematográficos foram anunciados. 

Desde então, alguns destes projetos foram cancelados, enquanto outros seguem sendo desenvolvidos sob sigilo total. Você se lembra de todos estes filmes prometidos pela Lucasfilm e ainda não lançados?

Qual o status de cada uma dessas produções? 

Teriam sido canceladas ou colocadas em algum container da Lucasfilm tendo o mesmo destino da Arca da Aliança, de Os Caçadores da Arca Perdida?

Tentaremos responder essas perguntas em uma lista de projetos anunciados pela Lucasfilm e seu atual status com base em informações oficiais. Leia abaixo:


FILME SOLO DO LANDO (AINDA SEM TÍTULO)
STATUS: EM DESENVOLVIMENTO

Anunciado como uma série de TV exclusiva da Disney+ em 2020, o projeto será um spinoff do longa Han Solo: Uma História Star Wars (2018) e trará Donald Glover reprisando seu papel como o jovem Lando Calrissian, que na Saga Clássica foi interpretado por Billy Dee Williams


Justin Simien
, criador da série Cara Gente Branca e diretor do filme Mansão Mal-Assombrada, seria o showrunner da atração, mas acabou desistindo do projeto. Este então foi entregue para Glover e seu irmão, Stephen Glover em 2023. Em entrevista ao podcast Pablo Torre Finds Out, os Irmãos Glover revelaram que a série foi convertida para o formato longa-metragem.

Ainda não sabemos se o longa será lançado nos cinemas ou como filme original Disney+, uma vez que não temos mais nenhuma informação sobre o assunto, além daquelas fornecidas pelos Glover no aludido podcast, que aconteceu durante a greve dos roteiristas e atores de Hollywood, de modo que os irmãos não puderam revelar muito sobre o status da produção.


STAR WARS: ROGUE SQUADRON
STATUS: APARENTEMENTE EM DESENVOLVIMENTO

Este projeto, anunciado em 2020, teria direção de Patty Jenkins (Mulher Maravilha) e seria escrito pelo roteirista da excelente comédia "O Primeiro Mentiroso", Matthew Robinson. Jenkins revelou, em 2021, que já estava trabalhando no projeto seis meses antes de seu anúncio. O início da produção se daria em algum momento em 2022, e a previsão de lançamento era 22 de dezembro de 2023.


Porém, a Lucasfilm removeu Star Wars: Rogue Squadron de sua agenda de lançamentos em 2022 e nunca mais tocaram no assunto. Jenkins, avessa à especulações e rumores sobre seus trabalhos, foi às redes sociais em 2022, para esclarecer alguns assuntos referentes à nova direção da DC Comics na Warner e que envolviam o projeto com a Lucasfilm, uma vez que um dos rumores indicava que o filme teria sido paralisado porque a diretora estaria muito ocupada com outros projetos, como Mulher-Maravilha 3, que foi dispensado por James Gunn após este assumir o controle criativo da DC Comics para a Warner Bros. Discovery. Leia parte do comunicado oficial de Jenkins abaixo:

"Não sou o tipo de pessoa que gosta de falar dos meandros de minha carreira, mas não posso permitir que imprecisões continuem [a ser divulgadas]: Originalmente, deixei 'Rogue Squadron' após um longo e produtivo processo de desenvolvimento, quando veio à tona que não poderia se realizar rápido o bastante e eu não quis atrasar WW3 [Mulher-Maravilha 3] ainda mais. Quando o fiz, Lucasfilm me pediu para considerar voltar a RS [Rogue Squadron] após WW3, o que me deixou honrada, então concordei. Eles fizeram um novo acordo comigo. De fato, eu ainda estou dentro e aquele projeto esteve em ativo desenvolvimento desde então. Eu não sei se ainda acontecerá ou não. Nunca garantimos até que o processo de desenvolvimento esteja completo", escreveu a diretora.

Jenkins afirma que ainda está "dentro e aquele projeto esteve em ativo desenvolvimento desde então."

[Atualização] Em 12 de março de 2024, isso ficou um pouco mais claro, porque Jenkins voltou a falar sobre o projeto no podcast Talking Pictures“Quando deixei Star Wars para fazer Mulher Maravilha 3, e comecei a trabalhar nisso, conversei com a Lucasfilm sobre isso: ​​‘Bem, talvez eu volte para Star Wars depois de Mulher Maravilha 3'. Então fizemos um acordo e decidimos fazer isso. Daí que Mulher Maravilha 3 acabou não acontecendo, e a Lucasfilm e eu pensamos, ‘Oh, temos que cumprir o acordado’. Então agora devo um script de Star Wars." 

Ela continua “Então veremos o que acontecerá. Quem sabe? Eles têm um trabalho difícil pela frente: ‘Qual é o primeiro filme [desde a nova trilogia] que eles vão fazer?’ Eles têm outros diretores que estão trabalhando, mas agora estou de volta e irei fazer Rogue Squadron. Veremos o que acontece.”

A Lucasfilm ainda não se manifestou sobre as alegações de Patty Jenkins no podcast Talking Pictures. Deste modo, fique ligado para atualizações.


O FILME DO TAIKA WAITITI
STATUS: EM DESENVOLVIMENTO

O diretor Taika Waititi (Thor: Amor & Trovão) está, segundo as últimas informações, escrevendo e escalado para dirigir um filme para a franquia Star Wars. Será um filme sem maiores conexões com as demais produções da Lucasfilm.


"Gostaria de trazer algo novo, com novos personagens e que possa expandir aquele mundo. Será uma história curta"
, disse Waititi ao site Total Film, no ano passado.


A TRILOGIA DE RIAN JOHNSON
STATUS: ENGAVETADO

Star Wars: Episódio 8 - Os Últimos Jedi dividiu os fãs. Alguns (como eu) amou a produção, enquanto outros a odeiam com toda Força. O filme foi escrito e dirigido por Rian Johnson, e o anuncio de que o diretor iria assumir uma trilogia para a franquia foi anunciada pela própria CEO da Lucasfilm, Kathleen Kennedy. Johnson assinaria o projeto com seu parceiro de longa data Ram Bergman


O projeto foi descrito como uma saga separada da Saga Skywalker, com novos personagens que viviam em uma parte inexplorada da galáxia.

Ocorre que o desenvolvimento da trilogia foi muito complicado e tudo piorou após Johnson assumir a  elogiada franquia "Entre Facas e Segredos", da Netflix. O projeto da Trilogia Johnson não foi cancelado até o momento, afinal, essas coisas envolvem contratos e formalidades que podem gerar multas milionárias, mas não acredito que sairá do papel. Deve ficar na gaveta, ou container, pra sempre.


O FILME DE KEVIN FEIGE
STATUS: CANCELADO

Em setembro de 2019Kevin Feige, presidente da Marvel Studios e maior responsável pelo sucesso da franquia Universo Cinematográfico Marvel, foi contratado para desenvolver um filme da Saga Star WarsFeige tratou o assunto, na época, diretamente com com Kathleen Kennedy, e com os ex-executivos da Lucasfilm, Alan Horn e Alan Bergman.


Porém, em entrevista concedida em novembro do ano passado ao 
Entertainment TonightFeige foi questionado sobre o status de seu filme Star Wars, e o chefão da Marvel deixou claro que o projeto foi cancelado.



TRILOGIA DOS SHOWRUNNERS DE GAME OF THRONES
STATUS: CANCELADO

Anunciada em maio de 2019 e prevista para estrear em 2022, a trilogia da dupla D&D, Dan Benioff e D.B. Weiss, showrunners da série Game of Thrones, também foi cancelada. O cancelamento se deu poucos meses após o anuncio. A alegação era de que a dupla tinha fechado um mega acordo com a Netflix e que não teriam agenda para cumprir os compromissos com a Lucasfilm.

“David Benioff e Dan Weiss são contadores de história incríveis. Esperamos incluí-los em jornadas futuras, quando eles tiverem mais tempo disponível, para focarem em Star Wars”, disse Kathleen Kennedy, na época.


A fala de Kennedy parece ter sido retirada de uma carta de referência, daquelas que recebemos quando somos demitidos. E, dizem por aí, que teria sido isso mesmo. Porém, de fato D&D estão trabalhando em um projeto ambicioso para a Netflix, baseado na trilogia de ficção científica O Problema dos Três Corpos, do escritor chinês Liu Cixin, que será dirigido por Derek Tsang. A série estreia em 21/03/2024 na Netflix.

Mas, de qualquer modo, há quem diga que o duo D&D foi convidado a se retirar do projeto após o fracasso - e flop internacional -, da última temporada de Game of Thrones (GoT). A dupla saiu do projeto cinco meses após ter sua contratação anunciada. Essas negociações levam meses, às vezes anos, e envolvem agentes, advogados e toda sorte de assessores para serem realizadas, e deste modo, não foi um anuncio feito de uma hora pra outra. A negociação deve ter levado um tempão e, possivelmente, data dos tempos em que a dupla estava "por cima da carne seca", lucrando e usufruindo dos créditos de serem os chefões do hit da HBO baseado na obra de George R.R. Martin. O anuncio sai em maio de 2019, mesmo mês que GoT terminou e, com a citada repercussão negativa, a presença da dupla na franquia se tornou uma situação inconveniente, o que acarretou em sua dispensa, mas essa informação não é confirmada.

Na segunda semana de 2024, a dupla D&D falou um pouco sobre o projeto e, segundo eles, a trama seria sobre o primeiro Jedi, aquele que iniciou a Ordem há muito, muito tempo, numa galáxia distante.


Fontes: Diversas (links na matéria)

Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através destes links, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!