O Oscar 2016 foi uma cerimônia onde não faltou polêmica. O boicote devido ao falto de não terem atores negros indicados para nenhuma categoria de atuação não foi a única injustiça do evento, confira as 5 injustiças que ocorreram nas premiações do Oscar 2016.

5. Melhor Canção Original.


Quem venceu : "Writing's on the Wall", de Sam Smith para o filme "007 Contra Spectre"
Quem merecia : "Til It Happens To You", de Lady Gaga para o filme "The Hunting Ground"

A música cantada por Sam Smith é muito parecida com a canção de Adele, "Skyfall", para o filme anterior de James  Bond, que ganhou o Oscar em 2013, e é inegável dizer que a canção é melhor do que "Til it happens to you". A apresentação de Lady Gaga foi infinitamente superior a de Smith na cerimônia, não só pelo fato de a música ser melhor, mas pelo impacto que a mesma teve na apresentação... Chega a parecer que existe uma fórmula para fazer canções que vençam o Oscar, e sem dúvidas James Bond sabe qual é.

4. Melhor Animação.


Quem venceu : "Divertida Mente"
Quem merecia : "Anomalisa"

"Divertida Mente" é um filme com uma excelente ideia mas com uma péssima realização. Além de ser um filme tedioso e com poucos momentos bacanas, não chega nem perto de "Snoopy & Charlie Brown", que injustamente não foi indicado, "Anomalisa" ou "O Menino e o Mundo". Infelizmente, esta é a realidade de uma animação que poderia ser uma das melhores da Pixar.

3. Melhor Atriz Coadjuvante.


Quem venceu : Alicia Vikander em "A Garota Dinamarquesa"
Quem merecia : Kate Winslet em "Steve Jobs"

Alicia Vikander atuou bem em "A Garota Dinamarquesa", mas seria sua atuação digna de uma estatueta dourada? Não mesmo. Em um ano onde outras indicadas eram Jennifer Jason Leigh, em "Os Oito Odiados", e Kate Winslet, por "Steve Jobs", dizer que Vikander ganhou o Oscar justamente é injusto.

2. Melhor Ator Coadjuvante.


Quem venceu : Mark Rylance em "Ponte dos Espiões"
Quem merecia : Sylvester Stallone em "Creed"

O filme "Ponte de Espiões" é um ótimo filme, assim como "Creed", e a importância do personagem de Rylance no filme é inegável para o roteiro do mesmo. Contudo, a participação de Rylance é muito pequena e o papel não exigia tanto do ator, mesmo que ele tenha passado um certo carisma. Sylvester Stallone mereceu o Oscar por ter interpretado Rocky Balboa, um personagem inventado por ele, depois de tantos filmes sem perder a essência e conseguindo trazer uma humanização incrível em cenas chocantes de "Creed". Mark Rylance é um ótimo ator, mas esse ano não deveria ter sido dele...

Vale lembrar que podiam ter retirado a indicação de Mark Ruffallo, em "Spotlight", nesta categoria e colocado a de Idris Elba em "Beasts of No Nation", seria mais justo.

1. Melhor Filme.



Quem venceu : "Spotlight - Segredos Revelados"
Quem merecia : "O Regresso"

"Spotlight" é um filme com uma temática batida, apesar de ser escandalosa. O filme é bom e conta com um ótimo elenco, tem de se admitir. Só que não chega perto de "A Grande Aposta" e "O Regresso", filmes mais ousados e com atuações superiores a Spotlight, além de serem mais divertidos de assistir e terem tramas mais interessantes. Vale lembrar que ambos exigiram mais de suas produções. Outra injustiça no Oscar de Melhor Filme... uma pena.